Category: NOTÍCIAS

Conselho Operacional da AEC apresenta principais resultados e debate novas regras para a Licença de Impacto Determinado

A Associação Empresarial de Cariacica (AEC) realizou no dia 9 de julho, em sua sede, reunião do Conselho Operacional da entidade.  Participaram representantes das empresas mantenedoras da AEC e o Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente Claudio Denicoli, a Subsecretária Camila Pacheco e a equipe da técnica da Semdec.

Os objetivos da reunião foram apresentar os resultados já alcançados em 2019, pontuar balanço financeiro e ações, como por exemplo, nas áreas de educação e infraestrutura do município, além da promoção da integração empresarial, realizadas através do AEC Café, e apresentar os aspectos gerais da implantação da Licença de Impacto Determinado (LID). A licença terá validade de 10 anos e a partir de agora as condicionantes serão de conhecimento do empresário. Com regras mais claras e pré-definidas, garantirá maior celeridade ao processo de licenciamento ambiental das empresas instaladas em Cariacica. As mudanças foram estabelecidas por meio da Lei Complementar 79/2018, que institui a Política Municipal de Meio Ambiente.

Segundo o secretário Claudio Denicoli, a desburocratização do processo de licenciamento, por meio da padronização de condicionantes, contribuirá para maior agilidade e eficiência na solução de gargalos. Também será um estímulo para atração de novos empreendimentos e melhoria do ambiente de negócios. “A expectativa é de que 90% dos novos empreendimentos sejam atendidos pela LID”, diz Denicoli. Foi sugerido, por fim, que a AEC seja um replicador do projeto a fim de que os municípios do Espírito Santo adotem a prática e cumpram as dez Medidas Contra a Burocratização.

Governador Renato Casagrande anuncia investimentos para Cariacica durante AEC Café

O Governador Renato Casagrande foi o palestrante da segunda edição do AEC Café, evento realizado pela Associação Empresarial de Cariacica, hoje pela manhã, no Campus Cariacica, da Faesa. O tema de sua apresentação foi “Gestão e Desenvolvimento Econômico”.

O café com palestra contou com presenças relevantes como o prefeito de Cariacica, Juninho, e expressivo número de associados, empresários e políticos. Na abertura, o presidente da AEC, Dácio Ferreira, deu as boas-vindas aos presentes e o Diretor Institucional, Alexandre Schubert, falou sobre o potencial econômico da região.

Em seguida, Casagrande apresentou uma série de investimentos relevantes para o município como o edital para início das obras do Portal do Príncipe, que será publicado em julho,  e vai atender pelo chamado regime de contratação integrada (RDC). Também anunciou outros projetos importantes como a construção da nova Rodovia, a BR 447 e o Hospital Geral, além de obras de saneamento e de macrodrenagem em bacias do município.

O objetivo da AEC com este projeto é promover a interação empresarial entre seus associados e a sociedade organizada e a melhoria do ambiente de negócios, além de debater temas relevantes para a economia local.

2º AEC Café: Gestão e Desenvolvimento Econômico

O Governador do Estado, Renato Casagrande, é o palestrante convidado da segunda edição do AEC Café, promovido pela Associação Empresarial de Cariacica. O evento será no dia 28 de junho, às 8 horas, no auditório da Faesa, Campus Cariacica.

Com o tema ‘Gestão e Desenvolvimento Econômico’, sua fala destacará a economia no Espírito Santo com destaque para projetos com influência no município de Cariacica como o Portal do Príncipe, as BRs 262 e 447, o Hospital Geral de Cariacica, entre outros.

O objetivo da AEC com este projeto é promover a interação entre seus associados e a sociedade organizada, além de debater temas relevantes para a economia local.

A primeira edição do AEC Café foi em abril deste ano e abordou ‘Cariacica do Futuro – Perspectivas e oportunidades”, com o prefeito municipal, Juninho.

 

Serviço:

2º AEC Café

Tema: Gestão e Desenvolvimento Econômico

Data: 28/06/2019

Horário: 8 horas

Palestra: Gestão e Desenvolvimento Econômico – com o Governador do ES Renato Casagrande

Local: auditório da Faesa Campus Cariacica – Rua São Jorge, 02, Alto Lage, Cariacica. (Próximo ao Hospital Meridional).

Link para Inscrição: https://forms.gle/8q1vTSfboi5WAeZHA

Ação em parceria com AEC leva estudantes de escola de Cariacica para visitas técnicas ao Planetário da UFES

A ideia da visita foi mostrar como aprimorar o conhecimento sobre os Movimentos da Terra através de atividades extraclasses que tornam o aprendizado mais eficaz

O Centro Estadual de Ensino Fundamental em Tempo Integral (CEEFTI) Presidente Castelo Branco, integrante do Programa Escola Viva, localizado no bairro Porto de Santana, no município de Cariacica, contou com atividades diferenciadas para aprimorar conhecimento de estudantes do 6º ano do ensino fundamental.

A ação contou com parceria da Associação Empresarial de Cariacica (AEC), que forneceu o transporte para os 71 estudantes que participaram das atividades fora de classe.

Segundo Kelly Lucas Silva, diretora escolar do CEEFTI Presidente Castelo Branco, a escola atende jovens que vivem em situação de risco pessoal e as atividades extraclasses são enriquecedoras e tornam o aprendizado mais eficaz. Em conformidade com o currículo do Estado, por meio de passeios assim, pode, ainda, aprimorar o conhecimento sobre os Movimentos da Terra, por exemplo.

A primeira visita ao Planetário da UFES (Goiabeiras) foi no dia 5 de junho com a turma do 6° ano 1, com saída às 15h e participação de 36 estudantes e dois professores. A segundo foi na sexta-feira, dia 7, com 35 estudantes e dois professores.

Conselho da AEC se reúne com o Prefeito Juninho

O Conselho Operacional da Associação Empresarial de Cariacica – AEC, se reuniu nesta terça (21), em sua sede, com o Prefeito Juninho. Além de associados, participaram o Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente – Semdec, Cláudio Denicoli, e a nova Diretora do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica – Idesc, Cristina Velloso.

Entre os pontos de pauta do encontro, estão o Plano Diretor Municipal, incentivos para atração de novas empresas, desburocratização e grandes projetos de infraestrutura.

Durante o encontro, o prefeito Juninho afirmou que é necessário pensar em incentivos para atividades que ainda não existem no município. “Em breve, deverá  ser apresentado mapa com focos de cada região para desenvolvimento dos vários segmentos”. Para trabalhar melhor o tema, o Prefeito trouxe para o Idesc, Cristina Velloso, que no governo anterior estava na Secretaria de Estado de Desenvolvimento. A diretora do Idesc se comprometeu a participar de uma das reuniões da AEC e apresentar propostas de ações de novas perspectivas para atração de empresas.

1º AEC Café destacou potencialidades do município de Cariacica

A Associação Empresarial de Cariacica (AEC) movimentou o município com a realização do seu 1º AEC Café. O evento aconteceu em 9 de abril, às 8 horas, no auditório da Faesa Campus Cariacica, e foi um sucesso.

Na pauta central, o tema “Cariacica do Futuro – Perspectivas e oportunidades” foi abordado pelo Prefeito de Cariacica, Juninho, e o Secretário de Desenvolvimento, da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denícoli, que mostraram por meio de dados, números e novos projetos, o crescente potencial da região.  Além da Diretoria da AEC e associados, estiveram presentes a vice-Governadora Jaqueline Moraes, diversos vereadores e empresários como o diretor-presidente da Politintas, Estanislau Ventorim, o diretor de Novos Negócios da Lorenge, Celso Siqueira, o diretor-Presidente da Brasitalia, Loreto Zanotto, o vice-presidente da Rede Farmes, Welington Dias, autoridades, entre outras representações locais.

O Prefeito Juninho reforçou a importância do evento onde pode mostrar a todos a grandeza e relevância do município para o Espírito Santo e para o País. A contribuição do evento para Cariacica também foi destacada pela vice-Governadora, em sua fala ela destacou a força econômica e de seus moradores para o desenvolvimento do Espírito Santo.

Participe do 1º AEC Café

A Associação Empresarial de Cariacica promoverá seu 1º AEC Café para debater perspectivas e oportunidades para Cariacica, no dia 9 de abril, às 8 horas, no auditório da Faesa Campus Cariacica. O evento faz partes das ações programadas pela associação e tem como objetivo discutir assuntos relevantes relacionados ao município.

Neste primeiro encontro contará com a presença de associados, empresários e lideranças políticas do município. Terá, ainda, palestra com o Prefeito de Cariacica, Juninho, e o Secretário de Desenvolvimento, da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denícoli, sobre o tema “Cariacica do Futuro – Perspectivas e Oportunidades”.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO PELO LINK:

https://goo.gl/forms/XlkUtDegQN91mZ9A3

AEC debate educação com a Prefeitura de Cariacica

O Conselho Operacional da Associação Empresarial de Cariacica (AEC) se reuniu, nesta terça-feira (13), com seus associados e representantes da prefeitura de Cariacica para debater ações para melhoria da qualidade da educação no município.

Estavam presentes o secretário de Educação José Roberto Martins Aguiar, representantes da Gerência de Educação do município, Flávia Mendes e Arthur Teles, e a secretária de Cultura Renata Weixter.

Entre os assuntos abordados pelo Secretário, a promoção de mudanças estruturantes para dar maior efetividade às ações da Secretaria de Educação e a elaboração de um Planejamento Estratégico com metas e ações prioritárias, como, por exemplo, o fomento de regime de colaboração entre a Rede Estadual e a Rede Municipal para alinhamento de perspectivas.

O Secretário José Roberto avaliou que, apesar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ser baixos, o problema de Cariacica não está na aprendizagem e sim na evasão e no abandono escolar, que representam questões sociais.

Outras considerações levantadas no encontro foram que o professor não consegue garantir a permanência do aluno em sala de aula e que há necessidade de se investir na base, principalmente, na faixa de menor renda, para que os alunos cheguem mais preparados às etapas posteriores. Daí a importância de transformar algumas dessas medidas em políticas públicas.

Também foi informado que há 107 escolas públicas trabalhando para entregar planos de ação até o fim de 2019. A meta é que todas atuem em conjunto para que essas metas sejam atingidas.

Dentre as ações de educação planejadas pela Secretaria de Educação para este ano estão: formação permanente do gestor escolar; expansão de internet e laboratórios móveis para as escolas; aquisição de acervo literário e material pedagógico e captação de parcerias externas para melhoria da qualidade da educação de Cariacica, dentre outros.

Há também dois grandes projetos desenvolvidos pela prefeitura do município. Um deles é o Escola + Cariacica, que consiste em trabalhar o acesso, a permanência e a promoção para que os alunos sigam trajetória regular. A ação é realizada em parceria com o Ministério da Educação, promove atividades complementares nas áreas de português, matemática e cultura, e contribui para manter o aluno em sala de aula. Vale destacar que Cariacica é o único município do país, até o momento, a conseguir recursos para o projeto. A outra iniciativa é o Ensina Brasil, ONG nacional lançada em 2017 e que, em 2019, expandiu para Espírito Santo (Grande Vitória). Cariacica recebeu 30 “Ensinas” para trabalharem nas escolas do município. Os “Ensinas” são profissionais educadores formados nas mais diversas áreas, vindos de vários locais do país e comprometidos com a transformação social.

Parceria contribui para a qualidade da educação em Cariacica

A rede municipal de ensino de Cariacica vai contar com o reforço de 30 novos professores, vindos de diferentes partes do Brasil, por meio de uma parceria com a ONG Ensina Brasil. Os Ensinas – como são chamados os integrantes dessa organização – foram recebidos em uma café da manhã de boas vindas realizado no Espaço Memória do Grupo Águia Branca, nesta segunda, 4 de fevereiro.

Com o apoio do Núcleo de Educação do Espírito Santo em Ação, Cariacica se destaca – ao lado de Petrolina e Caruaru, ambos em Pernambuco – como um dos primeiros municípios do País a aderir ao projeto desenvolvido pela ONG, que já atua na rede estadual capixaba com o objetivo de desenvolver lideranças e transformar a educação.

“Parabenizamos esses novos professores pela coragem de sair de suas cidades e vir nos ajudar a construir um futuro melhor para Cariacica, por meio da educação”, saudou o vice-prefeito de Cariacica, Nilton Basílio.

Os novos professores vão atuar em escolas situadas em áreas consideradas de alta vulnerabilidade social, como salientou o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar. “Os professores vão encontrar desafios e batalhas no dia a dia nas escolas. Mas com foco, determinação e empatia serão capazes de agregar valor às comunidades em que estarão inseridos, mudando a realidade de crianças e jovens nessas áreas”, afirmou.

Esse papel a ser desenvolvido pelos professores também foi abordado pelo coordenador regional do Ensina Brasil, André Mariano. “Os professores não vão trabalhar para a comunidade. Eles vão trabalhar juntos à comunidade, em parceria”.

Participaram do encontro o vice-prefeito, Nilton Basílio, o secretário de Educação, José Roberto Martins Aguiar, a equipe técnica da secretaria, o presidente do Espírito Santo em Ação Luiz Wagner Chieppe e o presidente da Associação Empresarial de Cariacica – AEC, Dácio Ferreira.

ENSINA BRASIL

ONG nacional, o Ensina Brasil foi lançado em 2017 com atividades no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No ano passado, expandiu para Pernambuco (Caruaru) e Espírito Santo (Grande Vitória).

Para formar os “ensinas”, a equipe da ONG recruta e seleciona jovens comprometidos com a transformação social. E uma vez selecionado, esse grupo passa por uma formação inicial de 250 horas – primeiro passam por um “intensivão” de quatro semanas, com aulas presenciais, e completam a carga horária numa formação continuada para a licenciatura, no formato de ensino à distância (EAD).

Fonte: Site ES em Ação

 

AEC discute mobilidade urbana com Secretaria de Desenvolvimento da Cidade

Diretores e conselheiros da Associação Empresarial de Cariacica (AEC) se reuniram, hoje, com equipe técnica da prefeitura de Cariacica para debater sobre o novo Plano de Mobilidade Urbana do Município. Entre eles estavam o Prefeito Juninho, o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denícoli, e o presidente da associação, Dácio Ferreira.

A construção do documento é uma determinação do Governo Federal para as cidades brasileiras que ainda não regularam essa atividade. O prazo para entrega é abril deste ano.

Entre as prioridades que demandam interferências, pontuadas pela AEC na elaboração do Plano estão:

– BRs 101 e 262
– Rodovia do Contorno
– Rodovia José Setter
– Rodovia Leste Oeste e vias de acesso
– Acesso a Campo Grande
– Ponte do Camelo
– Avenidas América, Espírito Santo, Vale do Rio Doce.