Category: NOTÍCIAS

Ensina Brasil reforça a educação no município de Cariacica

A Associação Empresarial de Cariacica – AEC participou nesta quarta (28) do encontro semestral da ONG Ensina Brasil para a divulgação dos resultados obtidos em prol da Educação no município de Cariacica. O evento aconteceu no Espaço Memória do Grupo Águia Branca e contou com a presença de representantes da Rede Empresarial do Espírito Santo, do prefeito de Cariacica Juninho, do Secretário de Educação José Roberto e da presidente do Ensina Brasil, Erica Butow.

Os Ensinas – como são chamados os integrantes da organização – estão em 10 escolas a rede municipal de ensino de Cariacica, totalizando 26 professores, vindos de diferentes partes do Brasil. Com o apoio do Núcleo de Educação do ES em Ação e da AEC, o município da Grande Vitória se destaca, ao lado de Petrolina e Caruaru, cidades em Pernambuco, como um dos primeiros municípios do País a aderir ao projeto desenvolvido pela ONG, que atua na rede estadual capixaba com o objetivo de desenvolver lideranças e transformar a educação.

“Não é um modelo pronto, acreditamos que a educação é feita no dia a dia, em cada escola, em cada região, com cada aluno. Então, temos um modelo de tentar entender quais são as realidades e o contexto local, para a partir daí conseguir apoiar na transformação que as pessoas que estão naquele local desejam”, destacou a presidente do Ensina, Erica Butow.

Durante a apresentação, Erica explicou que os Ensinas ampliam as oportunidades de seus alunos também através do projetos e atividades extracurriculares com a participação de professores, diretores e alunos. E, especialmente em Cariacica, foram desenvolvidos 51 projetos extracurriculares junto dos alunos.

Camilly Facco, aluna do 6º ano da escola Antero José do Nascimento, destacou a mudança que sentiu na escola com a chegada dos Ensinas. “Com eles aprendi que os alunos podem aprender de uma maneira diferente, com aulas ao ar livre e tantas outras técnicas diferentes adotadas.”

Os jovens participantes do programa atuam em escolas públicas em contextos vulneráveis por pelo menos dois anos e se desenvolvem como futuras lideranças, multiplicando seu impacto para a transformação da educação e do país.

O membro do Conselho Deliberativo do Espírito Santo em Ação, Luiz Wagner Chieppe destacou a importância do programa. “Programas como o Ensina Brasil nos ajudam na melhoria da educação. E acredito que todos aqui presentes tenham o mesmo objetivo para o nosso País: oferecer educação de qualidade para nossas crianças. Com a apresentação dos dados e a fala dos alunos, vimos de perto que quando se investe em educação, há desenvolvimento, há mudança, há resultados,” disse.

ENSINA BRASIL

O Ensina Brasil é uma organização sem fins lucrativos que visa a mobilizar mais talentos e desenvolver lideranças para transformar a educação, começando pela sala de aula. São parte da rede global Teach For All, que está presente em +45 países, atuando há 25 anos nos EUA.

 

Fonte: Site Espírito Santo em Ação

Cariacica: AEC reúne boas expectativas para o município

O Conselho Operacional da Associação Empresarial de Cariacica – AEC se reuniu, na última terça-feira (13), com representantes do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica – IDESC. Os objetivos do encontro foram apresentar e propor estratégias para Cariacica. Na ocasião, foram apresentados os projetos do Instituto e suas ações para atração de novas empresas para o município.

Participaram associados da AEC, a Diretora Técnica do IDESC, Cristina Velloso, o Diretor Administrativo do IDESC Jeankarlo Gomes e o Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Cláudio Denicoli.

IDESC – INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE CARIACICA

O objetivo do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica – IDESC, é de apoiar as empresas para melhoraria e consolidação do ambiente de negócios no município, eliminando burocracias e dando agilidade aos processos de regulamentação das empresas.

No CIAMPE, local onde está localizado o Instituto atualmente, é possível cumprir todos os passos para a abertura de empresas em Cariacica, desde registro para formalizar, passando por entrada nos alvarás, licenciamento com Bombeiros, Vigilância Sanitária, Postura e Meio Ambiente, além de cursos e solicitação de linha de crédito por meio do Nossocredito.

Articulações e avanços para Cariacica em pauta

Os diretores da Associação Empresarial de Cariacica (AEC) se reuniram na última quarta-feira (31) de julho, no gabinete da Vice-Governadora Jaqueline Moraes, em uma visita institucional.

Durante o encontro foram propostas várias articulações e avanços para o município de Cariacica. Na pauta foi falado sobre o Portal do Príncipe, a BR 447, Plano Diretor Municipal de Cariacica (PDM), Hospital Geral de Cariacica, entre outras pautas prioritárias.

Uma importante iniciativa para estabelecer um canal de diálogo permanente visando o desenvolvimento de toda a Região. Representaram a AEC, Dácio Ferreira, Alexandre Schubert, Fabrício Damaceno, Wagner Cantarela, Pedro Paulo Fatorelli e Gustavo De Muner

AEC participa da Cerimônia de Posse da nova diretoria do ES em Ação

Com o compromisso de dar continuidade ao Plano ES 2030, criar um núcleo de Educação e ampliar o número de escolas em tempo integral, a nova diretoria do ES em Ação para o triênio 2019/2022 tomou posse nesta segunda, 29 de julho, no Itamaraty Hall em cerimônia concorrida. Quem assume como diretor-presidente é Fabio Brasileiro. O diretor de gestão é o CFO da ArcelorMittal Tubarão, Paulo Wanick e os diretores institucionais são o diretor Executivo do Sicoob, Nailson Dalla Bernadina, o diretor Geral da EDP, João Brito Martins e o CEO da Beta Rede, Rimaldo de Sá. Já na presidência do Conselho Deliberativo, quem assume é o reitor da Faesa, Alexandre Nunes Theodoro.

O evento contou com a presença do Governador do Estado, Renato Casagrande, membros da bancada federal e estadual capixaba, empresários e representantes das mantenedoras do movimento empresarial além do secretário especial de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, Salim Mattar, que realizou a palestra de abertura. A AEC esteve representada pelos Diretores Dacio Ferreira e Wagner Cantarela.

Fonte: Site Espírito Santo em Ação

 

Conselho Operacional da AEC apresenta principais resultados e debate novas regras para a Licença de Impacto Determinado

A Associação Empresarial de Cariacica (AEC) realizou no dia 9 de julho, em sua sede, reunião do Conselho Operacional da entidade.  Participaram representantes das empresas mantenedoras da AEC e o Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente Claudio Denicoli, a Subsecretária Camila Pacheco e a equipe da técnica da Semdec.

Os objetivos da reunião foram apresentar os resultados já alcançados em 2019, pontuar balanço financeiro e ações, como por exemplo, nas áreas de educação e infraestrutura do município, além da promoção da integração empresarial, realizadas através do AEC Café, e apresentar os aspectos gerais da implantação da Licença de Impacto Determinado (LID). A licença terá validade de 10 anos e a partir de agora as condicionantes serão de conhecimento do empresário. Com regras mais claras e pré-definidas, garantirá maior celeridade ao processo de licenciamento ambiental das empresas instaladas em Cariacica. As mudanças foram estabelecidas por meio da Lei Complementar 79/2018, que institui a Política Municipal de Meio Ambiente.

Segundo o secretário Claudio Denicoli, a desburocratização do processo de licenciamento, por meio da padronização de condicionantes, contribuirá para maior agilidade e eficiência na solução de gargalos. Também será um estímulo para atração de novos empreendimentos e melhoria do ambiente de negócios. “A expectativa é de que 90% dos novos empreendimentos sejam atendidos pela LID”, diz Denicoli. Foi sugerido, por fim, que a AEC seja um replicador do projeto a fim de que os municípios do Espírito Santo adotem a prática e cumpram as dez Medidas Contra a Burocratização.

Governador Renato Casagrande anuncia investimentos para Cariacica durante AEC Café

O Governador Renato Casagrande foi o palestrante da segunda edição do AEC Café, evento realizado pela Associação Empresarial de Cariacica, hoje pela manhã, no Campus Cariacica, da Faesa. O tema de sua apresentação foi “Gestão e Desenvolvimento Econômico”.

O café com palestra contou com presenças relevantes como o prefeito de Cariacica, Juninho, e expressivo número de associados, empresários e políticos. Na abertura, o presidente da AEC, Dácio Ferreira, deu as boas-vindas aos presentes e o Diretor Institucional, Alexandre Schubert, falou sobre o potencial econômico da região.

Em seguida, Casagrande apresentou uma série de investimentos relevantes para o município como o edital para início das obras do Portal do Príncipe, que será publicado em julho,  e vai atender pelo chamado regime de contratação integrada (RDC). Também anunciou outros projetos importantes como a construção da nova Rodovia, a BR 447 e o Hospital Geral, além de obras de saneamento e de macrodrenagem em bacias do município.

O objetivo da AEC com este projeto é promover a interação empresarial entre seus associados e a sociedade organizada e a melhoria do ambiente de negócios, além de debater temas relevantes para a economia local.

2º AEC Café: Gestão e Desenvolvimento Econômico

O Governador do Estado, Renato Casagrande, é o palestrante convidado da segunda edição do AEC Café, promovido pela Associação Empresarial de Cariacica. O evento será no dia 28 de junho, às 8 horas, no auditório da Faesa, Campus Cariacica.

Com o tema ‘Gestão e Desenvolvimento Econômico’, sua fala destacará a economia no Espírito Santo com destaque para projetos com influência no município de Cariacica como o Portal do Príncipe, as BRs 262 e 447, o Hospital Geral de Cariacica, entre outros.

O objetivo da AEC com este projeto é promover a interação entre seus associados e a sociedade organizada, além de debater temas relevantes para a economia local.

A primeira edição do AEC Café foi em abril deste ano e abordou ‘Cariacica do Futuro – Perspectivas e oportunidades”, com o prefeito municipal, Juninho.

 

Serviço:

2º AEC Café

Tema: Gestão e Desenvolvimento Econômico

Data: 28/06/2019

Horário: 8 horas

Palestra: Gestão e Desenvolvimento Econômico – com o Governador do ES Renato Casagrande

Local: auditório da Faesa Campus Cariacica – Rua São Jorge, 02, Alto Lage, Cariacica. (Próximo ao Hospital Meridional).

Link para Inscrição: https://forms.gle/8q1vTSfboi5WAeZHA

Ação em parceria com AEC leva estudantes de escola de Cariacica para visitas técnicas ao Planetário da UFES

A ideia da visita foi mostrar como aprimorar o conhecimento sobre os Movimentos da Terra através de atividades extraclasses que tornam o aprendizado mais eficaz

O Centro Estadual de Ensino Fundamental em Tempo Integral (CEEFTI) Presidente Castelo Branco, integrante do Programa Escola Viva, localizado no bairro Porto de Santana, no município de Cariacica, contou com atividades diferenciadas para aprimorar conhecimento de estudantes do 6º ano do ensino fundamental.

A ação contou com parceria da Associação Empresarial de Cariacica (AEC), que forneceu o transporte para os 71 estudantes que participaram das atividades fora de classe.

Segundo Kelly Lucas Silva, diretora escolar do CEEFTI Presidente Castelo Branco, a escola atende jovens que vivem em situação de risco pessoal e as atividades extraclasses são enriquecedoras e tornam o aprendizado mais eficaz. Em conformidade com o currículo do Estado, por meio de passeios assim, pode, ainda, aprimorar o conhecimento sobre os Movimentos da Terra, por exemplo.

A primeira visita ao Planetário da UFES (Goiabeiras) foi no dia 5 de junho com a turma do 6° ano 1, com saída às 15h e participação de 36 estudantes e dois professores. A segundo foi na sexta-feira, dia 7, com 35 estudantes e dois professores.

Conselho da AEC se reúne com o Prefeito Juninho

O Conselho Operacional da Associação Empresarial de Cariacica – AEC, se reuniu nesta terça (21), em sua sede, com o Prefeito Juninho. Além de associados, participaram o Secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente – Semdec, Cláudio Denicoli, e a nova Diretora do Instituto de Desenvolvimento de Cariacica – Idesc, Cristina Velloso.

Entre os pontos de pauta do encontro, estão o Plano Diretor Municipal, incentivos para atração de novas empresas, desburocratização e grandes projetos de infraestrutura.

Durante o encontro, o prefeito Juninho afirmou que é necessário pensar em incentivos para atividades que ainda não existem no município. “Em breve, deverá  ser apresentado mapa com focos de cada região para desenvolvimento dos vários segmentos”. Para trabalhar melhor o tema, o Prefeito trouxe para o Idesc, Cristina Velloso, que no governo anterior estava na Secretaria de Estado de Desenvolvimento. A diretora do Idesc se comprometeu a participar de uma das reuniões da AEC e apresentar propostas de ações de novas perspectivas para atração de empresas.

1º AEC Café destacou potencialidades do município de Cariacica

A Associação Empresarial de Cariacica (AEC) movimentou o município com a realização do seu 1º AEC Café. O evento aconteceu em 9 de abril, às 8 horas, no auditório da Faesa Campus Cariacica, e foi um sucesso.

Na pauta central, o tema “Cariacica do Futuro – Perspectivas e oportunidades” foi abordado pelo Prefeito de Cariacica, Juninho, e o Secretário de Desenvolvimento, da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denícoli, que mostraram por meio de dados, números e novos projetos, o crescente potencial da região.  Além da Diretoria da AEC e associados, estiveram presentes a vice-Governadora Jaqueline Moraes, diversos vereadores e empresários como o diretor-presidente da Politintas, Estanislau Ventorim, o diretor de Novos Negócios da Lorenge, Celso Siqueira, o diretor-Presidente da Brasitalia, Loreto Zanotto, o vice-presidente da Rede Farmes, Welington Dias, autoridades, entre outras representações locais.

O Prefeito Juninho reforçou a importância do evento onde pode mostrar a todos a grandeza e relevância do município para o Espírito Santo e para o País. A contribuição do evento para Cariacica também foi destacada pela vice-Governadora, em sua fala ela destacou a força econômica e de seus moradores para o desenvolvimento do Espírito Santo.