AEC debate educação com a Prefeitura de Cariacica

O Conselho Operacional da Associação Empresarial de Cariacica (AEC) se reuniu, nesta terça-feira (13), com seus associados e representantes da prefeitura de Cariacica para debater ações para melhoria da qualidade da educação no município.

Estavam presentes o secretário de Educação José Roberto Martins Aguiar, representantes da Gerência de Educação do município, Flávia Mendes e Arthur Teles, e a secretária de Cultura Renata Weixter.

Entre os assuntos abordados pelo Secretário, a promoção de mudanças estruturantes para dar maior efetividade às ações da Secretaria de Educação e a elaboração de um Planejamento Estratégico com metas e ações prioritárias, como, por exemplo, o fomento de regime de colaboração entre a Rede Estadual e a Rede Municipal para alinhamento de perspectivas.

O Secretário José Roberto avaliou que, apesar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ser baixos, o problema de Cariacica não está na aprendizagem e sim na evasão e no abandono escolar, que representam questões sociais.

Outras considerações levantadas no encontro foram que o professor não consegue garantir a permanência do aluno em sala de aula e que há necessidade de se investir na base, principalmente, na faixa de menor renda, para que os alunos cheguem mais preparados às etapas posteriores. Daí a importância de transformar algumas dessas medidas em políticas públicas.

Também foi informado que há 107 escolas públicas trabalhando para entregar planos de ação até o fim de 2019. A meta é que todas atuem em conjunto para que essas metas sejam atingidas.

Dentre as ações de educação planejadas pela Secretaria de Educação para este ano estão: formação permanente do gestor escolar; expansão de internet e laboratórios móveis para as escolas; aquisição de acervo literário e material pedagógico e captação de parcerias externas para melhoria da qualidade da educação de Cariacica, dentre outros.

Há também dois grandes projetos desenvolvidos pela prefeitura do município. Um deles é o Escola + Cariacica, que consiste em trabalhar o acesso, a permanência e a promoção para que os alunos sigam trajetória regular. A ação é realizada em parceria com o Ministério da Educação, promove atividades complementares nas áreas de português, matemática e cultura, e contribui para manter o aluno em sala de aula. Vale destacar que Cariacica é o único município do país, até o momento, a conseguir recursos para o projeto. A outra iniciativa é o Ensina Brasil, ONG nacional lançada em 2017 e que, em 2019, expandiu para Espírito Santo (Grande Vitória). Cariacica recebeu 30 “Ensinas” para trabalharem nas escolas do município. Os “Ensinas” são profissionais educadores formados nas mais diversas áreas, vindos de vários locais do país e comprometidos com a transformação social.